Diário de Bordo

Aqui ficará registado as aventuras e desventuras do meu percurso pelos mares das tecnologias... Foi com este objectivo que iniciei este diário. Hoje é mais do que um blog sobre o estudo das Tecnologias Educativas; é um registo do meu percurso de aprendizagem (de vida), onde as tecnologias continuam a ter importância. Sei que não o teria consigo manter se não fosse o seu formato digital; as interacções que aqui se estabelecem.

terça-feira, outubro 26, 2004

....mais confiante....

Há medida que o tempo vai passando as relações entre o grupo vão estreitando-se. Das interacções já concretizadas adivinham-se traços da personalidade e dos interesses de cada um e inconsciente ou conscientemente tornamo-nos mais próximos, mais íntimos: afinal partilhamos algo!
E eu, pessoalmente, vou finalmente encontrando coragem para partilhar as minhas experiências e – inexperiências! – com o resto do grupo: ficaram para trás as inibições dos primeiros contactos, o nervosismo e o receio de não conseguir inteiramente enquadrar-me dentro da nova comunidade. Sinto-me agora mais perto de vocês e confiante para percorrer os mares das tecnologias em conjunto.

Então cá vai um pouco de mim... do que ando a tentar fazer!

Ando a tentar a minha sorte na construção de um site!
A história começa assim:
decidi construir um site, mas a técnica não é muita e o tempo é escasso... mas aos poucos tenho procurado edificar a minha sala de aula virtual, ou melhor, a nossa sala virtual (dos meus alunos) que ainda se encontra em fase experimental, mas que parece já gerar algum interesse.
O objectivo principal é mantê-los interessados pela língua Inglesa, mesmo após o curso e, se possível for, “convence-los� e mostra-lhes a potencialidade e a fonte de conhecimento que a Internet e da World Wide Web representam. Tenho a certeza que não chegarei a todos, mas tenho a esperança de cativar alguns. Idealista? Talvez (!), mas vale sempre a pena tentar, até porque muita da informação disponível nesta rede de conhecimento está em inglês ... o meu objectivo parece à partida facilitado, mas não está.
Deparo-me com vários problemas:
Os de ordem técnica que assombram as minhas pretensões de construir isto ou aquilo. A minha imaginação é muito mais fértil que o meu conhecimento de base...; em seguida surgem os de ordem logística: nem todos os alunos têm acesso a computadores com Internet, uns porque não os possuem, outros porque passam a semana na instituição, que ainda não dispõe de um centro de recursos....e tal acaba por deitar por agua abaixo muitos dos meus planos de os envolver neste tipo de actividades; e para finalizar enfrento ainda os problemas burocráticos e de prazos a cumprir que pouco tempo me deixam para tais actividades, não contempladas no plano de curso.

No entanto, já tenho introduzido as TIC em algumas das minhas aulas (recurso ao email, realização de Treasure Hunts) e a motivação dos alunos parece acentuar-se nessas alturas e portanto quero continuar a apostar nesta área. Agora decidi aventurar-me na elaboração do site. Deixo aqui a referência http://esl-classroom.tripod.com/ , mas peço a vossa compreensão para o facto de não se encontrar ainda completo. As vossas sugestões serão bem-vindas.

1 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial