Diário de Bordo

Aqui ficará registado as aventuras e desventuras do meu percurso pelos mares das tecnologias... Foi com este objectivo que iniciei este diário. Hoje é mais do que um blog sobre o estudo das Tecnologias Educativas; é um registo do meu percurso de aprendizagem (de vida), onde as tecnologias continuam a ter importância. Sei que não o teria consigo manter se não fosse o seu formato digital; as interacções que aqui se estabelecem.

segunda-feira, agosto 28, 2006

Sexta por voltas das 2100 toca o telemóvel. Uma voz do outro lado pergunta de imediato: “Onde estás? Estás a conduzir? Estás quase a chegar?” ao que placidamente retorqui que ainda não tinha saído de casa. Não é que não me apetecesse ir, não me apetecia era voltar, ou melhor, não me apetece, nunca, as despedidas, nem que seja um simples até já, que frequentemente se transforma em semanas e muitas vezes em meses. (Gosto do que faço, gosto donde estou; desgosto da diferença espacial que me separa de alguns…)

Depois de arrumar a mala, ver os emails pela última vez, voltar para trás para verificar se o gás estava mesmo desligado e sei lá mais o quê…. lá me fiz à estrada.

Saí de casa à hora que era esperada no meu destino. Abalei e já o sol tinha adormecido por completo. As músicas de um cd novo, que fui descobrindo ao longo das 3 horas de viagem, e ao qual dedicarei um post, um dia destes, foram a minha única companhia. Na escuridão da noite fui, ao ritmo das melodias, escutando o meu interior e reflectido sobre os últimos acontecimentos. Estar comigo só. Como preciso às vezes….!

Cheguei e tudo estava calmo, como que adormecido. A antítese dos dois dias agitados que se seguiram. E que passaram tão depressa (passam sempre).

De regresso a casa faço o caminho inverso de há dois dias atrás. Ponho o mesmo cd e cá vou eu. Percorro as estradas do meu pensamento e as ponderações que faço já não são as mesmas. A estrada está diferente e eu também.

Prometo a mim própria voltar e matar saudades (e a Sehnsucht também*.)

* a explicar num dos próximos posts.

sexta-feira, agosto 25, 2006

Bom fim-de semana

Estou no ir… prestes a entrar num fim de semana computer free. Não posso, no entanto, deixar de responder aos… milhares não diria, que isso seria exagero…!, mas pelo menos centenas (!!) de emails me que encheram a caixa de correio com constatações impacientes sobre o problema de visualização da photostoy mais aguardada do ano! :D Pois passo a informar os que esta pode ser finalmente acedida tanto através deste post como do anterior.

Divirtam-se. Aproveitem o resto do verão! Sejam felizes! :D



quarta-feira, agosto 23, 2006

As mini-férias relatadas

Das mini-ferias, que já lá vão, ficam as lembranças das brincadeiras e dos risos contagiantes que iluminaram quatro dias de puro descanso e diversão. Passo então a narrar:

Na perspectiva de um fim-de-semana prolongado planeia-se a saída da capital em direcção a terras, mais ou menos, longínquas à procura de ares diferentes. Após várias conjecturas, entende-se que o Algarve é um dos sítios mais apetecíveis, nem que fosse pela simples razão que o madrileno Joaquim Cortez dançava na noite de chegada num estádio perto de nós, em Albufeira. E se houvesse dúvidas quanto ao destino escolhido, estas teriam desvanecido logo após a compra dos bilhetes conseguidos à última da hora, à boa maneira portuguesa. Com os bilhetes na mão e rota traçada lá seguimos o nosso destino. Marchámos as três até ao Algarve, não sem antes darmos uma voltinha por Setúbal … por distracção da condutora! (sim admito uma das minhas duas gafes desse dia, que a outra fica só entre quem a presenciou!)

Chegámos a tempo de deixar a M. em casa e teriamos chegado a tempo ao concerto, se não tivessemos cedido às exigências do estômago, que já se queixava com fome. Embora estivéssemos atrasadas, a demora do espectáculo foi ainda maior e assim vimo-lo na íntegra (nem sempre, mas por vezes os atrasos latinos vêm mesmo a calhar!)

O Sábado já estava reservado com uma ida ao Aqua Show, que fez as delícias do pessoal, não só pela companhia, mas também pelas amizades que aí se foram estreitando, ainda mais. Seguiu -se um jantar animado com conversa e muitas gargalhadas à mistura, como já vai sendo habitual. E assim passava o tempo a correr como areia entre as mãos. Não que o quisemos parar; apenas acalmá-lo, torná-lo mais lento.

O Domingo foi dedicado à praia. Bem tentei torrar-me, apanhando banhos de sol. Infrutuosos os meus esforços ao "competir" com quem já se dedica ao bronze desde o início da época balnear! Valeu a pena tentar, ir à praia e tomar banhos de mar. Mas o que gostei mesmo foi das bolas de Berlim, que ainda quentinhas se derretiam na boca como pão com manteiga acabado de cozer. Se a memoria não me falha foi também nesse dia que comemos sardinhas no pão e sem talheres, como manda a lei e como elas melhor sabem.

Na segunda, com o tempo mal disposto rumámos até terras dos nuestros hermanos e se pouco vimos de novo, muito bem passámos o dia.

A terça foi já dia de despedida. Voltámos à praia de manha e à tarde preparámo-nos para regressar à rotina diária, mas não sem antes prometer novas aventuras por este e outros cantos do país e do mundo.

Assim, basta-me concluir, com palavras que não são minhas, mas que aqui as adopto, por hoje, especialmente, me transmitirem algo em que acredito.

Mas se tudo vale a pena
E a vida é feita destes nadas
Destas noites de trabalho
Destas estranhas alvoradas
Desta fome que se instala
Deste sol que teima em nascer
Outra
vez

O gato e a manta de lã
(Letra e música: Tim)

A photostory aqui.

sexta-feira, agosto 18, 2006

Algarve - o lugar eleito para umas mini-férias bem passadas. Foram quatro dias cheios de cor, aquecidos pelo sol e ornamentados por muitas, muitas gargalhadas!

Começaram a este ritmo

e este já não abrandou. Os problemas foram colocados de lado e deixou-se que o espírito das férias de verão tomasse conta de nós; gastou-se e repôs-se energia. Divertimo-nos à brava!

A photo-story fica prometida. Para breve!