Diário de Bordo

Aqui ficará registado as aventuras e desventuras do meu percurso pelos mares das tecnologias... Foi com este objectivo que iniciei este diário. Hoje é mais do que um blog sobre o estudo das Tecnologias Educativas; é um registo do meu percurso de aprendizagem (de vida), onde as tecnologias continuam a ter importância. Sei que não o teria consigo manter se não fosse o seu formato digital; as interacções que aqui se estabelecem.

quarta-feira, janeiro 26, 2005

Navegando em aguas inglesas

Esta semana embarquei numa nova aventura: Becoming a WebHead. Webhead é uma comunidade de professores de língua inglesa que explora as potencialidades das tecnologias na área do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, com ênfase na língua inglesa. E claro está, também as aplica!
O grupo é bastante vasto, com participantes dos quatro cantos do mundo. A experiência até agora tem sido bastante positiva. Temos estado a explorar ferramentas síncronas e assíncronas e o contacto entre nós é constante. Tenta-se partilhar informação, divulgar práticas e desenvolver ideias conjuntas. A viagem está a ser interessante, mas intensa: o overload de informação deixa-me um tanto ou quanto atordoada – a caixa de email está sempre a abarrotar – mas o balanço é muito positivo. Nos próximos dias vamos abordar a questão dos blogs. Estou ansiosa pelas perspectivas que o grupo irá divulgar...Este texto, escrito à pressa, e pouco estruturado, está de acordo com o meu estado de espírito actual e com a ansiedade que sinto neste momento. Há tanto para explorar neste mar das tecnologias, tanta informação para processar...

segunda-feira, janeiro 24, 2005

Pensamento do dia.

Para que a semana comece da melhor forma, e para que esqueçamos a vaga de frio que se avizinha aqui fica uns pensamentos que encontrei na net durante as minhas navegções:

He who dares to teach must never cease to learn. --Richard Henry Dann

Computers will not replace teachers. However, teachers who use computers will replace those who don't" (attributed to Ray Clifford, Defense Language Institute)

Uma boa semana a todos.
bjinho

terça-feira, janeiro 18, 2005

Procurei, procurei...até que encontrei!

Explorando CVAs

Dediquei algum tempo à exploração de CVAs. Passei pela Learning Times: um projecto interessante, sem duvida. A informação disponível tem qualidade, o ambiente criado é agradável. Sente-se que é um lugar concebido por profissionais da educação, destinado a indivíduos interessados por tais assuntos e pelas tecnologias em particular. Explorei os vários folders, tentei meter conversa com algumas das pessoas online e até consegui falar com um dos moderadores, que me deu umas dicas preciosas, mas não aguentei lá muito tempo. Não me perguntem porquê, pois na verdade também não sei bem o que me levou a migrar, mas a verdade é que passei para a Tapped In, à procurar de algo mais, de qualquer coisa que me cativasse, que me dissesse fica e eu ficasse...
Lá fiz então a inscrição para a segunda comunidade, criei um cantinho meu e comecei a tentar perceber a dinâmica daquele espaço. Por problemas técnicos (a malvada da firewall!) não consegui aceder ao chat. Achei que só comunicação assíncrona não me chegava e isso foi suficiente para que a minha estadia fosse sol de pouca dura... No entanto, da minha conversa com o moderador da Learning Times fiquei a saber que havia uma comunidade de TESOL (Teachers of English to Speakers of other Languages) bastante activa, por sinal, e que tinha uma mailing list, onde poderia tentar inscrever-me. Assim fiz e rapidamente passei a ser diariamente bombardeada com dezenas de mails. È uma comunidade interessada em desenvolver competências e práticas na área das tecnologias com aplicação na aprendizagem de línguas estrangeiras. Temos partilhado ideias, experiências e actualmente estamos a participar num workshop online onde abordamos as questões das TIC e experimentamos algumas das ferramentas cognitivas disponíveis online. À terceira foi de vez!

domingo, janeiro 16, 2005

Voltar a lançar o navio ao mar para novas aventuras.

Após uma temporada em doca seca, para recarregar baterias e estruturar ideias é agora altura de voltar às navegações e às reflexões.
Já tinha saudades de escrever no meu querido blog, mas ao mesmo tempo tinha receio de recomeçar. Contradição?! Afinal estive quase um mês ausente, sem escrever uma palavra e temo que já tenham perdido a fé em mim, que já não passem por cá para visitar o meu cantinho e deixar os vossos comentários. Adoro ler os vossos comentários. É reconfortante saber que o que escrevo é lido... que há gente do outro lado!
Mas não estive totalmente parada. Andei em mares mais calmos, em missão de observadora a ver se arranjava inspiração para o trabalho de CVA e quem sabe para a tese. Nas minhas incursões deparei-me com muitas práticas, com imensa informação, e conheci algumas pessoas, ainda que virtualmente. Agora sinto que é tempo para navegações mais audazes. É tempo de começar a pôr por escrito aquilo que idealizei para uma comunidade de aprendizagem de Língua Inglesa. O blog será a ferramenta utilizada por excelência para desenvolver o gosto e a practica pela escrita.
A ver vamos...Bjinhos e Bom Ano para todos