Diário de Bordo

Aqui ficará registado as aventuras e desventuras do meu percurso pelos mares das tecnologias... Foi com este objectivo que iniciei este diário. Hoje é mais do que um blog sobre o estudo das Tecnologias Educativas; é um registo do meu percurso de aprendizagem (de vida), onde as tecnologias continuam a ter importância. Sei que não o teria consigo manter se não fosse o seu formato digital; as interacções que aqui se estabelecem.

quarta-feira, março 30, 2005

Ode aos mestres!

Chegou a hora de fazer jus aos meus mentores, àqueles que me têm inspirado e influenciado na escolha da minha rota. Quero destacar algumas pessoas com quem já tive a sorte de me cruzar durante as minhas, ainda poucas e inexperientes, horas de navegação e que têm marcado o meu percurso.

Ao Professor Dias de Figueiredo por ter sido umas das primeiras pessoas com quem contactei em relação a estas questões do elearning e das tecnologias no contexto da aprendizagem; pelas dicas que nos deu e pelo caminho que me inspirou a trilhar.

Ao professor Fernando Costa pelo entusiasmo transmitido, pela nitidez com que concebe as tecnologias no mundo da educação e pela forma como nos diz que podemos, e devemos, aprender COM elas. Parece-me que já consegui reduzir a minha ignorância a mais uma milésima (Brecht), o que já não é mau. Só por isso já valeu a pena esta aventura.

Às professoras Teresa d’Eça e Dafze Gonzalez por me terem aberto as portas da comunidade WebHead, o que me permitiu colaborar com professores de Inglês como língua estrangeira (EFL) dos quatro cantos mundo.

Aos meus colegas de Mestrado TE pelo apoio prestado, pela informação partilhada, pelos conselhos dados, .... enfim, pela amizade e espírito de grupo evidenciados... e claro pela paciência!

Aos meus camaradas pela cooperação, inter-ajuda e incentivo dados ao longo deste processo, o que de facto me tem ajudado nos momentos de maior desânimo.
Link
A very, very special thanks to Ms. Dietrich for all the enthusiatic support and dedication.

Aos meus amigos simplesmente por estarem lá!

...que é como quem diz Obrigada.

A todos muito obrigada por contribuirem para esta riquissíma experiência. Espero que continuemos a encontrar-nos no mundo das tecnologias, nesta teia cheia de surpresas...
E que os posts não terminem ;-)

quarta-feira, março 16, 2005

Nestas ultimas semanas tem sido particularmente difícil manter-me disciplinada o suficiente para continuar o relato sobre as minhas andanças e experiências no mar das tecnologias. Hoje, no entanto, acordei com a convicção que tinha de concluir a minha narração sobre Becoming a WebHead. Desde já peço desculpa se porventura ainda há alguém que por cá passa e continua à espera de mais um post.

As restantes semanas do workshop foram igualmente interessantes. De segunda a sexta íamos experimentando as ferramentas que os oradores convidados para as sessões da semana nos iam apresentando. Colocávamos questões quanto ao seu funcionamento e as moderadoras, e os colegas mais experientes também, ajudavam, dando pistas e remetendo para exemplos que nos ajudassem a resolver os nossos problemas.
Quando descobríamos ferramentas “novas�, as quais ainda não tínhamos abordado, papers e links interessantes partilhávamos com o grupo, que logo começava a tecer comentários sobre as novas descobertas. Também eu consegui brilhar ao referir o cuaderno digital. O pessoal ficou bastante interessado e alguns só lamentaram o facto de estar apenas disponível em versão espanhola.
Nesta fase fomos também contemplados com palestras sobre ferramentas para a construção de matérias online para a aprendizagem de línguas. A informação foi tanta que ainda hoje estou a tentar digeri-la e a ganhar coragem para começar a explorar todo o leque de instrumentos apresentados e disponíveis na web.

quarta-feira, março 02, 2005

Episódios da vida de uma comunidade algures no mar das tecnologias
Aventuras a bordo do navio BaW2005

Semana 3

A terceira semana foi ocupada com um assunto que a mim me interessa e preocupa particularmente: construir presença online: blogs e web pages.
Manter presença online não é facil, requer trabalho e uma boa dose de imaginação na utilização das ferramentas disponiveis e / ou escolhidas- Explorámos os blogs, demos as nossas opiniões e partilhámos experiências. Tivemos acesso a opinião de uma expert, que nos presenteou com uma palestra online sobre o assunto e posterior discussão.

Falamos também sobre a construção de paginas web, servidores onde as colocar e sobre as experiências feitas nesse campo. As leituras adicionais e os comentários colocados no forum ajudaram a perceber mais um bocadinho o que e isto da presença online. Foi outra semana rica em conteudos e em informação. Andámos completamente atarefados – até aleinados com tanta informação, mas contentes com as novas aquisições.