Diário de Bordo

Aqui ficará registado as aventuras e desventuras do meu percurso pelos mares das tecnologias... Foi com este objectivo que iniciei este diário. Hoje é mais do que um blog sobre o estudo das Tecnologias Educativas; é um registo do meu percurso de aprendizagem (de vida), onde as tecnologias continuam a ter importância. Sei que não o teria consigo manter se não fosse o seu formato digital; as interacções que aqui se estabelecem.

segunda-feira, julho 31, 2006

Há instantes em que me apetece agarrar a vida como se do último dia se tratasse. Quero estar em tudo e perto de todos.

Há momentos em que projecto ambições e traço planos, que muitas vezes só o meu imaginário conhece. Aí prefiro estar comigo só…

Há dias em que a ansiedade de alcançar objectivos quase me sufoca; impele-me também a continuar.

E há anos que levo a sonhar … e não quero parar!

quarta-feira, julho 19, 2006

Hoje visitei a Biblioteca Central de Marinha e o respectivo Arquivo também.

Deparei-me lá com peças de cultura fabulosas e relíquias documentais que poucos devem saber que existem. Encontrei também um sonhador; alguém que zela por todo aquele espólio e que luta pela sua manutenção, apesar da pouca atenção que esta Unidade tem merecido nos últimos anos.

“São tempos difíceis” - vai dizendo - “e compreendo que os navios tenham prioridade sobre o passado….o orçamento não dá para tudo…” - Enquanto pronuncia estas palavras noto uma mágoa profunda que os seus olhos não conseguem esconder. “É um sonhador” - penso para comigo. Sem dúvida, é um sonhador, que quer fazer acreditar que já se resignou à realidade. “Já não me permito a desilusões!”, afirma. É um direito que lhe assiste, mas a mim não me convence. Uma vez sonhador, sonhador para sempre, embora ainda que por trâmites diferentes.

A não realização de sonhos são partidas muito duras, que a vida nos prega sem nos avisar. Magoa-nos, mas fortalecem-nos igualmente! Protegermo-nos dessa realidade nua e crua é natural, mas quem deveras sonha e tem ambições de chegar mais longe nunca deixa de o fazer…
Os sonhos não hão-de nunca acabar, apenas se alteram consoante a vida.

“Without leaps of imagination, or dreaming, we lose the excitement of possibilities. Dreaming, after all, is a form of planning.” Gloria Steinem:

segunda-feira, julho 17, 2006

Óbidos



E aqui estivemos nós à procura de reinventar tempos que não foram os nossos, mas que sem dúvida marcaram a História.
Entre a sopa "aporcalhada", o chouriço assado acompanhado pela sangria de frutos silvestres e o passeio pelas bancas de artefactos medievais divertimo-nos a valer!
Valeu a pena lá ir. Valeu ainda mais pela companhia!

sexta-feira, julho 14, 2006

Last minute news

Hard work does NOT pay off after all!


Lições retiradas de mais uma chapada da vida:
Nunca dar tudo o que se tem;
Não confiar em invejosos;
Não insistir com algo que já há muito deixou de ser interessante.


Aspectos negativos:
Acordar para a vida assim tão abruptamente!

Aspectos positivos:
Reconhecimento de que a vida é mais do que um trabalho mal remunerado e nada reconhecido, ou de todo ocultado...esta fica ao vosso critério...
Despertar para o mundo lá fora...de certeza mereço algo melhor!

Aceitam-se propostas de trabalho!!!

terça-feira, julho 11, 2006

E de repente...

...alguem me deu flores...e eu gostei! :)

Só posso dizer...


... to have such GREAT friends.

Obrigada a todos por estarem lá neste dia. :)

segunda-feira, julho 10, 2006

Aprendendo a viver um dia de cada vez…

Às vezes basta um pequeno gesto; uma palavra; um sorriso lá bem do fundo para alegrar o dia.

Quebrar a rotina, experimentar actividades diferentes e despertar para novas emoções - são os planos para as próximas semanas.

quinta-feira, julho 06, 2006

Pemba e Niqueliva

Um menino e uma menina. Duas crianças tão distantes e de certa forma tão perto uma da outra, nem que seja pelos traços que caracterizam as suas humildes existências. Pemba vive no Nepal; é um principezinho adorável, que, como tantas outras crianças daquele país, enfrenta a dureza das terras inférteis e da pobreza no seu extremo. Niqueliva nasceu em Moçambique. É lá que vive, ou sobrevive, em condições precárias; onde nem a água canalizada nem a electricidade são suas conhecidas - em pleno século XXI é incrível que ainda não tenhamos conseguido aniquilar estas desigualdades flagrantes...

Quis o destino que Pemba e Niqueliva ingressassem hoje no programa de apradrinhamento à distância a partir de Portugal. Foi através do CSS, que a S. me apresentou esta iniciativa e foi assim que integrámos esta missão, cientes que não vamos mudar o Mundo, mas convictas de que podemos contribuir para a diferença.

Prescindimos da compra de um CD por mês e garantimos o sustento das necessidades básicas de uma criança, onde a frequência escolar está incluída. Pode parecer caricata tal referência, mas com as taxas baixíssimas de alfabetização destes países trata-se de um facto relevante.

São estes actos tão simples que, ao fim e ao cabo, me fazem sentir útil e me purgam das mesquinhices do dia a dia. Às vezes dou demasiada importância ao que não tem importância nenhuma...

Mas sei reconhecer a amizade sincera e verdadeira. Amigos AMIGOS tenho poucos, mas bons! Entre eles estão a S., que me colocou este desafio, e a T. que desde logo o apoiou e divulgou!


Obrigada S. por me mostrares uma nova rota para o País da Utilidade.

domingo, julho 02, 2006

Wetpaint

Aqui vai mais uma dica sobre as tecnologias educativas.
Após a calmaria das últimas semanas - momentos plácidos de introspecção apaziguante impostos por um cansaço quase extremo e um estado de nervos constante, em que me vi obrigada a desligar momentaneamente o botão! - eis que voltei às navegações de antigamente.

Comecei com as ferramentas colaborativas:

O wetpaint agradou-me logo pela sua simplicidade e potencialidades que apresenta. Gostei e criei uma conta. No próximo curso servirá os propósitos e objectivos das aulas de inglês. Que contornos tomará ainda não sei, mas imaginação não me falta!!!!

Paralelamente a isso, cismei que vou finalmente aprender a trabalhar com o dreamweaver. Do que daí vai sair é ainda uma incógnita…

sábado, julho 01, 2006

Portugal vs Inglaterra


Hoje o rei do jogo foi sem sombra de dúvidas o senhor da baliza. Em português chamam-lhe guarda-redes. Um nome um tanto ou quanto reles para a função que ocupa, diga-se de passagem. Em inglês, dão-lhe o nome de Goal-keeper (aquele que impede os golos). Certamente, uma designação mais à altura da sua responsabilidade!