Diário de Bordo

Aqui ficará registado as aventuras e desventuras do meu percurso pelos mares das tecnologias... Foi com este objectivo que iniciei este diário. Hoje é mais do que um blog sobre o estudo das Tecnologias Educativas; é um registo do meu percurso de aprendizagem (de vida), onde as tecnologias continuam a ter importância. Sei que não o teria consigo manter se não fosse o seu formato digital; as interacções que aqui se estabelecem.

sexta-feira, setembro 30, 2005

Dia da Unidade

De rastos, mas com um sentimento de missão cumprida que me alegra a alma, que o corpo, esse parece já não responder.

Horas a fio em parada e ao sol. Foi assim a minha manhã de hoje e a de mais 500 homens. Momentos que pareciam congelar no tempo, que tardavam em passar, e que, por isso, às vezes, preferimos não lembrar. Esta não foi a minha primeira cerimónia, nem deverá ser a última, mas vale a pena registá-la aqui, porque todos desempenhámos bem o nosso papel – estivemos à altura, e, claro, estou orgulhosa de TODOS nós.

Nestes dias, e por mais que os tempos sejam de algum descontentamento e de alguma instabilidade, o pessoal empenha-se sempre para que tudo saia como planeado. Duras aquelas três longas horas de formatura contínua que pareciam não querer findar. O nosso olhar era pesado e o cansaço evidente, mas bastou ouvir o clarim soar aquele toque “virar à direita" e depois, ainda, a banda a tocar, para que a parada voltasse à vida, e com ela, o batalhão. “Siga a Marinha� e ao som da música lá voltámos a recuperar as forças adormecidas, para desempenhar o nosso papel.

Terminada a cerimónia, seguiu-se o convívio. De entre os presentes não consegui avistar todos aqueles com quem queria falar e felicitar (principalmente os meus alunos), mas algo era notório e pairava no ar: alivio no nosso olhar, um contentamento desenhado nos nossos lábios – um sentimento de missão cumprida!

domingo, setembro 25, 2005

WebTools

Aqui fica mais uns links de ferramentas online que fiquei a conhecer este fim-de-semana.

Inet Conference Room (sala de conferência, que funciona até com ligação analógica)

Gizmo (da família do skype!!)– outro telefone gratuito para o computador.


You send it! – Permite enviar ficheiro até 1GB.

E por agora é tudo.

P.S. Já alguém experimentou o google talk? Qual é a vossa opinião?



quinta-feira, setembro 22, 2005

Nos últimos dias a azafama tem sido mais do que muita. Novos projectos, bastante aliciantes por sinal (estava longe de pensar que chegassem a mim), propostas de outros, não menos interessantes, aulas e alunos, e, agora também, treinos de infantaria, têm contribuído para um horário preenchidíssimo.

Estou contente por estar envolvida em coisas que gosto de fazer, mas inquieta com a minha prestação; mais expectante ainda com os resultados.

Não me sinto 100% preparada para este desafio – acho que nunca me sentirei, mas, consciente das minhas limitações, considero que está na hora de avançar, começando com pequenas experiências.

Chama-se a isto crescer, não é? …mas custa dar o primeiro passo.

domingo, setembro 18, 2005

O mundo dos outros


Esta semana fui convidada a espreitar o mundo da S. O mundo da dança, que como se ficou logo a perceber não é o meu…!
Mas gostei. Gostei muito. Foi uma noite diferente. Divertimo-nos. Ela por fazer aquilo que mais gosta, ou seja, dançar – extraordinária a sua técnica; eu por fazer tudo menos aquilo que se pedia, ou seja, dançar – extraordinária a minha descoordenação!


Valeu a pena. É sempre bom entrar no mundo dos outros, ver coisas novas, contactar com pessoas diferentes, aprender…desta feita as tecnologias não estiveram presentes, mas o calor humano está sempre lá!

Obrigada pela paciência! :)

terça-feira, setembro 13, 2005

:D




Faz hoje precisamente 3 anos que entrei para a Marinha!
Apesar de alguns dissabores e de às vezes me queixar (não há mundos perfeitos, isso já aprendi), Gosto de cá estar; ADORO o que faço. Foi uma (re)descoberta para mim...

sexta-feira, setembro 09, 2005

Registos no final de uma semana agitada!

Estou cansadíssima, mas contente.

Após quase 48 horas sem pisar solo civil, chego a casa como uma vontade enorme de dormir, mas ainda não é agora que faço a vontade ao corpo. Há assuntos mais importantes que me impelem a contraria-lo, e não me importo. Até quero que assim seja. Promessas são para se cumprir e não me posso descuidar com a que fiz aos meus alunos: “provas de mar em águas virtuais�.

Depois de uma semana de aulas em horário intensivo sinto que já alcançámos a primeira etapa: começámos a ser uma equipa. Agora quero trabalhar para que sejamos uma equipa forte e coerente; que consigamos identificarmo-nos com a máxima dos mosqueteiros “um por todos, todos por um�. Acho que estamos no bom caminho. A “missão� que se avizinha servirá também para isso.

Vamos iniciar tarefas de expressão escrita em colaboração com a turma vizinha de inglês. Queremos tornar as tarefas de escrita mais atraentes, desenvolver espírito colaborativo e incentivar a troca de perspectivas, em língua inglesa. Erros gramaticais ou frases menos bem conseguidas (como esta!!) não serão a nossa principal preocupação, desde que a mensagem seja entendida. O objectivo é motivar para a expressão escrita, via web. A nossa atenção recairá sobretudo sobre a forma como estes comunicam as suas ideias. Para tal, utilizaremos um blog, que ainda se encontra em fase de construção.

Levantamos ferro já para a próxima semana, caso o laboratório de multimédia esteja finalmente montado e a funcionar na perfeição. A guarnição convocada para esta navegação é composta por 25 marinheiros de níveis avançados.

Estou curiosa para saber até onde nos levará esta investida. A rota, essa já foi traçada…se é ou não mantida, não faço ideia. Dependerá do vento...

Estão todos convidados a participar, comentando esta nossa aventura virtual, mas em inglês, please! Nós gostamos de interacção.:)

segunda-feira, setembro 05, 2005





(re)Comecei hoje o trabalho. Estou feliz. Já tinha saudades de toda esta agitação, do barulho nos corredores originado por ess@s "menin@s" Marujos (às vezes mais velhos do que eu!) ...até do marchar!
Os serviços, esses não me faziam falta nenhuma , mas tem de ser. Quinta-feira, para não perder o hábito!!!!

Afinal fiquei com 13 - o meu número da sorte (a sério!)


P.S. Vamos fazer um blog em conjunto com a turma do lado! Vamos ver como corre...

sábado, setembro 03, 2005

Estou a meio de um workshop sobre blogs e acabo, mais uma vez, de confirmar a minha ignorância. Então não é que o blogger já permite o upload directo de imagens? (ver aqui)
E eu aqui com codigo html sempre para a frente e para trás... E voçês não diziam nada!??? :)

Experiência:


Gosto dos Eléctricos de Lisboa!


Nota: Vários destes workshops são gratuitos e estão abertos a toda a gente. Este teve pouca adesão, por ter tido pouca divulgação e muita gente ainda se encontrar de férias. Repete daqui a uns meses.

sexta-feira, setembro 02, 2005

:(

Triste com toda a desgraça, que assola os EUA…

Indignada com tais ordens, suscitadas por atitudes igualmente condenáveis. (só mesmo o Homem para fazer mal aos seus, àqueles que estão ali mesmo ao seu lado!)

Farta da mesma conversa de sempre.

...sem palavras (positivas)