Diário de Bordo

Aqui ficará registado as aventuras e desventuras do meu percurso pelos mares das tecnologias... Foi com este objectivo que iniciei este diário. Hoje é mais do que um blog sobre o estudo das Tecnologias Educativas; é um registo do meu percurso de aprendizagem (de vida), onde as tecnologias continuam a ter importância. Sei que não o teria consigo manter se não fosse o seu formato digital; as interacções que aqui se estabelecem.

terça-feira, julho 05, 2005

Já sabe a ferias, não acham?

O calor, as idas à praia, os serões passados nas esplanadas do café à conversa ou a passear no calçadão já é possível e apetece. Enquanto as férias não chegam, que ainda há um longo mês pela frente, estas são, sem dúvida, boas sugestões para pôr em prática e para ir tirando partido das noites quentes de verão.
O mesmo já não se pode dizer dos dias, que aquecem até mais não. Em parte deixam-nos sem grande energia para poder fazer qualquer coisa de produtivo. Tenho constatado isso nos meus alunos, e em mim própria. O pior é que se tem reflectido nas aulas desta semana, que de interessante têm tido pouco e isso preocupa-me...
Não gosto de ver os meus “meninos� enfadados, sonolentos, com cara de quem está ali a fazer um frete. Quero que aprendam e que também se divirtam durante o processo. Normalmente, conseguimos quebrar a rotina com actividades diversificadas que depois nos dão energia para prosseguir com o nosso objectivo, mas nos últimos dias isso não se tem verificado. Sei que me tem faltado a criatividade, mas depois de uma maratona de 6 horas diárias de aulas quase nonstop estou a precisar de descanso; o AC avariado também não ajuda nada...
Mas esta manhã lembrei-me de fazer uma coisa diferente: mudar de sala de aula. Pegámos nas cadeiras e fomos para a rua. Arranjámos uma sombra, formámos um círculo e fizemos lá parte da aula. Acho que resultou, apesar de ao princípio terem achado aquilo um bocado estanho, fora do que estão habituados. Mas a tradição já não é o que era...

1 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial