Diário de Bordo

Aqui ficará registado as aventuras e desventuras do meu percurso pelos mares das tecnologias... Foi com este objectivo que iniciei este diário. Hoje é mais do que um blog sobre o estudo das Tecnologias Educativas; é um registo do meu percurso de aprendizagem (de vida), onde as tecnologias continuam a ter importância. Sei que não o teria consigo manter se não fosse o seu formato digital; as interacções que aqui se estabelecem.

quinta-feira, junho 30, 2005

Nasceu D. Inês! Uma promissora marinheira, quem sabe? Um bebé muito desejado e acarinhado por todos, com certeza! A Inês já nasceu há duas semanas. Mandou mensagem a avisar que já tinha chegado ao mundo, mas só hoje vimos a sua primeira foto. Que linda! Ficamos todos maravilhados!
Benvinda ao mundo!

segunda-feira, junho 27, 2005

blogs e mais blogs ...

Nos últimos meses tenho visitado regularmente alguns blogs deveras interessantes. Comecei por ler um que logo me encaminhou para outro; este por sua vez indicava o caminho para um terceiro e assim fui saltando de blog em blog sem realmente dar por isso.... a teia está de tal maneira bem formada que se não tivesse mais nada para fazer poderia passar dias a fio a seguir esses espaços pessoais que tanta curiosidade me têm despertado.
Relembrando o meu estado de espírito dos últimos tempos, de puro stress e nervosismo constante, a visita frequente aos blogs serviu de escape a mim mesma!
Ler e reflectir sobre o que lá se escreve já faz parte da minha rotina de cibernauta. È bom saber que há gente do outro lado do ecrã; pessoas que também têm duvidas, momentos bons e outros menos bons, que ali deixam a descoberto e partilham com aqueles que por lá passam. Igualmente interessante é reparar na diversidade da gente e de objectivos em torno dos quais estes registos vão tomando a forma de diários.
Eles são blogs mágicos, escolares, de mamãs e futuros papás, ideias e de mentes que blogam (!) de reflexões, confissões e passagens sobre a vida.... enfim uma lista que nunca mais acaba de pensamentos, emoções, sentimentos, vivências e experiências anotadas por pessoas como tu e eu. Às vezes marco a minha visita com um comentário breve. Talvez o devesse fazer mais vezes, para que soubessem que gosto de ler o que escrevem, mas nem sempre tenho inspiração ou as palavras certas para o fazer...

Impressionante este novo mundo das tecnologias; mais impressionante o que as pessoas fazem com elas!

terça-feira, junho 21, 2005

Nestes últimos dias tenho andado consideravelmente mais stressada do que o costume. Quem me conhece dirá que este é o meu estado normal (!) …sempre de um lado para o outro, com mil projectos em mente e outros tanto a tentar pôr em pratica… mas a verdade é que a situação agravou-se este fim de semana, e que o digam os que tiveram a oportunidade de assistir de perto…
Ter de terminar os projectos nas datas limites, ver o tempo a passar e ainda tudo por completar – que todas as tarefas já foram iniciadas, sim senhor, mas nenhuma foi terminada; preparar-me para o próximo curso; fazer figas para que nenhum compromisso militar coincidisse com a defesa de projecto de tese e claro as saudades de algumas pessoas que me são queridas e que estão longe (fisicamente longe, o que neste momento faz toda a diferença) contribuíram para este meu estado de espírito de irritação, de melancolia, de revolta comigo mesma…

Valeram-me os AMIGOS, sim os AMIGOS com “A� grande. É nestas alturas que se revelam. No final de Domigo “já tinha a minha cara!�

Além disso começámos hoje o curso!
Já voltei a adoptar uma perspectiva mais positiva… tem de ser! Preciso.

...agora tenho de ir. Ainda tenho de acabar o trabalho de CPAMM e começar a escrever qualquer coisa para o projecto. Ai , ai .... ainda há tanto para fazer!

segunda-feira, junho 20, 2005

Mudar de perspectiva

Foi assim que comecei o fim de semana - em baixo, pessimista, muito mal humorada...




...mas terminou assim.





A tentar ver o mundo por outra perspectiva! Obrigada T. ; Obrigada S.

quarta-feira, junho 15, 2005

Encontro Blogalgarve

A blogsfera continua a dar que falar. Desta feita são os meus conterrâneos que vão na linha da frente com a mega iniciativa de reunir os blogueiros algarvios num almoço. No mínimo interessante.


terça-feira, junho 14, 2005

Afinal...

Afinal sempre fico (isto para quem leu o post que estava em vez deste)
E digam lá se não sao camaradas estes meus camaradas!


quarta-feira, junho 08, 2005

Promotions, graduations and birthdays!

Hoje foi dia de festa; foi sem dúvida um dia especial!
E por várias razoes.

1. Começámos logo de manhãzinha cedo a comemorar a promoção dos nossos novos camaradas… à boa maneira naval, e como manda a tradição, lá lhe fizemos a praxe do costume. Com o aval da chefe baptizáramos-lhe as passadeiras com Vinho do Porto e tudo o mais que tínhamos a mão. Ninguém levou a mal, que isto é tudo brincadeira e ainda não houve nenhum de nós que não tivesse já passado pelo mesmo. Welcome Aboard Fellows! O grupo dos mosqueteiros está a crescer…

2. Hoje foi o último dia do curso de Inglês. Depois da brincadeira inicial seguiu-se um dia agitado, com testes e avaliações para dar. No fim estávamos todos contentes, mas emocionados. Após dois meses intensivos de aulas chegou a hora da despedida. Trocamos cartões (já o pendurei ao lado dos outros no cork board, para mais tarde recordar…), distribui as joaninhas de chocolate;-), trocámos elogios e lá marcharam aos seus destinos. Toda a gente passou, estavam todos satisfeitos pelo esforço recompensado!

3. No meio de tanta agitação não nos esquecemos da camarada Estela, que faz hoje aninhos! Parabéns! Que contes muitos! Amanhã comemoramos isso melhor, e com bolinho(!), como habitualmente, Ok?!

Aqui fica uma perspectiva menos cinzenta da vida em contexto militar. Ao contrário do que muitos possam imaginar, as nossas funções vão para além das paradas militares. Existem outras, que desempenhamos em paralelo, como por exemplo, o ensino. É o caso do Gabinete de Língua Inglesa. A única diferença é que envergamos uma farda!
Envergamos a farda com convicção; ensinamos por vocação (acho que posso falar também pelos outros camaradas.)

domingo, junho 05, 2005

Amigo

Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra «amigo».
«Amigo» é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!

«Amigo» (recordam-se, vocês aí, Escrupulosos detritos?)
«Amigo» é o contrário de inimigo!
«Amigo» é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada, praticada.

«Amigo» é a solidão derrotada!

«Amigo» é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
«Amigo» vai ser, é já uma grande festa!


Alexandre O’Neill, in No Reino da Dinamarca
Foi com o sentimento que este poema evoca que ontem terminei o meu dia. (Adorei aquele bocadinho, T.!)

Ando para aí a ler uns escritos publicados na blogosfera, que dão que pensar… mas ainda não é hoje que reflicto sobre isso.
Hoje deixo apenas um poema com o qual me identifico e em que acredito.

quarta-feira, junho 01, 2005

Dia da Criança




Hoje o dia é dedicado aos mais pequeninos, a esses “pigmeus� frágeis, dóceis, traquinas (às vezes), mas adoráveis… são uma constante surpresa e totalmente imprevisíveis nas suas constatações sobre a realidade, que pouco a pouco vão descobrindo.
Admirável a sua pureza e sinceridade; a simplicidade das suas percepções, muitas vezes mais lúcidas que as nossas!
São encantadoras as crianças! E merecem todo o nosso amor e carinho, atenção e apoio