Diário de Bordo

Aqui ficará registado as aventuras e desventuras do meu percurso pelos mares das tecnologias... Foi com este objectivo que iniciei este diário. Hoje é mais do que um blog sobre o estudo das Tecnologias Educativas; é um registo do meu percurso de aprendizagem (de vida), onde as tecnologias continuam a ter importância. Sei que não o teria consigo manter se não fosse o seu formato digital; as interacções que aqui se estabelecem.

quarta-feira, novembro 30, 2005

Já lá vão 70 anos!

O valor das coisas não está no tempo que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.

Por isso, existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.



Tudo o que faço ou medito
Fica sempre na metade.
Querendo, quero o infinito.
Fazendo, nada é verdade.

Que nojo de mim me fica
Ao olhar para o que faço!
Minha alma é lúdica e rica,
E eu sou um mar de sargaço ---

Um mar onde bóiam lentos
Fragmentos de um mar de além...
Vontades ou pensamentos?
Não o sei e sei-o bem.

Fernando Pessoa



Um dos meus autores favoritos. Gosto das suas reflexões retidas em papel... e dias há em que o compreendo tão bem...
Poderia ter escohido outros poemas e citações
geniais com que nos brindou ao longo da sua existência. Escolhi estas porque hoje, principalemente, me dizem mais. Mas há muitas outras, tantas, que vale a pena (re)ler.

segunda-feira, novembro 28, 2005

Exemplos Exímios da Educação em Ciberespaço

TecLAR

Iniciar os “mais grandinhos� nas malhas das tecnologias é a proposta deste projecto. Para partilhar: o blog que regista tal experiência. Vale a pena passar por lá e deliciar-se com as reflexões da Joana. Fantástico! Magnifico! Simplesmente delicioso. Vai em frente Joana. Esta iniciativa só pode ser boa!


Biblogteca

O blog de uma turma de Português de 3º ciclo, uma professora TIC-entusiasta e um grupo de alunos participativos dá nisto. Assim vale a pena ir à biblogteca!

sexta-feira, novembro 25, 2005

Já escreveu ao Pai Natal?


Ainda não? Aqui fica a morada (com resposta garantida :D):

Santa Claus
(Joulupukki)

9630-Napariiri
Lapon - Finland


Oh Pai Natal! E para quando e-mail?


(Após ter submetido este post descobri que o Pai Natal afinal também já aderiu às tecnologias, como podem, por exemplo, confirmar aqui. )



segunda-feira, novembro 21, 2005

Música



Fui dar com este CD. Já há algum tempo que não o ouvia.
Divinal.
Acompanhou-me o fim de semana inteiro.

... fica a sugestão.

domingo, novembro 20, 2005


Há caras e voz por detrás desta comunidade!

A conferência de hoje ainda me deu mais força para continuar. Só espero conseguir apresentar um bom trabalho no final.
Obrigada Tere. Obrigada Webheads.

Amanhã co-apresento uma das palestras. Aqui.

quinta-feira, novembro 17, 2005

Navegações

Ontem fui “Guest teacher� da turma de CFS* - Modulo 4. O objectivo era sensibilizar para o uso das tecnologias gratuitas ao serviço da aprendizagem. Durante duas horas trocámos impressões, esclarecemos dúvidas e navegámos pela Internet. Chegámos mesmo à blogsfera e foi aí que aportamos. Ficou o desafio de construir um blog colectivo com esta turma. Como disse a estes alunos, para quem a navegação em alto mar é uma constante, esta é a única forma que nós, marinheiros de água doce (leia-se professores na Marinha!) temos de navegar. A ver vamos se também eles querem experimentar estas navegações, mais virtuais. Uma coisa é certa - gostei muito da experiência.

Continuo a aguardar resposta...

Entretanto os mais novinhos, inexperientes navegadores reais e virtuais, já lançaram o navio ao mar. Noticias destes, agora, só por “Message in a bottle�

* Curso de Formação de Sargentos.

terça-feira, novembro 15, 2005


Sem sala de aulas nem alunos este é agora o meu cantinho entre computadores e livros. As funções a desempenhar até ao final do ano serão de cariz mais individual. É um percurso mais solitário, este que agora tento trilhar, mas nem por isso me sinto mais sozinha. Estas são as minhas camaradas, no verdadeiro sentido da palavra. Já era tempo de lhes fazer uma homenagem!

sábado, novembro 12, 2005

World Bridges

Ausentamo-nos por momentos do knowplace e unimos o mundo com várias pontes, para falarmos sobre Comunidades de Prática com um dos peritos. Chegou tarde, mas sempre apareceu. Enquanto esperavamos fomos adiantando trabalho e conversando sobre o assunto que nos trazia ali. Mais uma vez os quatros cantos do mundo estavam representados e a discussão foi proveitosa. Também tive oportunidade de colocar as minhas questões e de obter respostas. Estava longe de pensar que algum dia tal me aconteceria.

Mais uma vez se confirmou a união, o sentido de pertença e identidade que existe entre os membros da nossa comunidade, até para espanto do convidado!

Knowplace

Entre hoje e Segunda estou aqui...

....algures em cyberspaço....
...nesta grande teia de conhecimento...
(decidiram chamar-lhe knowplace!)

Co-modero um workshop sobre blogs. Entrada e participação ao preço de um click! :)

sexta-feira, novembro 11, 2005

Recebi hoje uma mensagem com a notícia mais esperada do ano. Dizia assim:
Today was a great day for GLI*.
Broadband at last! And you weren’t here! :( We miss you always. Have an aweswome weekend.

Acontece logo no dia em que lá não estou, por questões de formação contínua (preciso de me manter actualizada!!).
Mas estou feliz. Mais uma batalha ganha!
Obrigada M. pela noticia magnifica!!!! Ai os blogs e os wikis...agora é que vai ser...

Há outra surpresa, mas essa fica para contar após confirmação…

Tenham um excelente fim-de-semana!
(escusado será dizer que ando com sorriso de orelha a orelha - espero que voces também! ;) )

* Gabinete de Língua Inglesa

quarta-feira, novembro 09, 2005

Chocolate :)


Anda toda a blogosfera (ver aqui e também aqui, por exemplo) a falar de um dos produtos mais deliciosos do Mundo: Chocolate (de preferência preto)!!!!

A razão: IV Festival Internacional de Chocolate
Não poderia deixar de dar também o meu contributo para a divulgação de tal festival que decorre esta semana na linda cidade de Óbidos. Para abrir o apetite aqui fica um link com informação sobre o evento. Não se esqueçam de passar pela rubrica das receitas...

terça-feira, novembro 08, 2005

Moçambique e Austrália aqui tão perto - à distância de um clique

Hoje o meu dia começou às 6 da matina. Até aqui nada de estranho. Esta é a minha hora de alvorada desde os tempos de Universidade. Sempre gostei de começar cedo. Trabalho melhor com o ar fresco da manhã. Sou uma pessoa do dia, não da noite. Mas hoje, em vez de ir para o ginásio carregar energias, como é hábito, colei-me logo ao ecrã e viajei para a Austrália e daí para Moçambique. Foi uma experiência encantadora que se vai repetir e mal posso esperar para que tal aconteça. Há coisa de um mês recebi um mail de uma pessoa australiana. Perguntava-me se queria colaborar, em regime de voluntariado, com a Universidade de Moçambique, na elaboração de um projecto com o Moodle. Precisavam de gente que percebesse qualquer coisa da área e que falasse a língua. Ainda hesitei. Não sabia se iria estar à altura, mas como sempre quis fazer trabalho voluntariado, acabei por arriscar. Disse que sim. Hoje começámos as reuniões online. Somos 5: 2 australianos, 1 neozelandesa, 1 moçambicano e a portuguesinha. Este primeiro encontro serviu para delinear a estratégia, combinar horários ….

Desde que comecei o mestrado que ando fascinada com estas comunidades virtuais, dispersas pelo mundo, mas unidas pela tecnologia, que se juntam para colaborar e partilhar conhecimento entre si. E digam lá se não tenho razão? Este é de facto o caminho que quero seguir. Cada vez tenho mais certeza disso. Resta saber se o sonho se realizará.

Quero, no entanto, deixar claro que adoro as aulas presenciais e já tenho saudades de ter uma turma. Afinal já estou studentless há uma semana…

domingo, novembro 06, 2005

Den Nordiske Stemme

Para não esquecer nenhum dos próximos acontecimentos que terão lugar algures nesta grande teia que é a Web decidi colar uns post-it (sem dúvida uma grande invenção) no monitor do meu compi. Eis aqui o resultado!

Entre outros eventos interessantes gostaria de realçar a Conferência
“Den Nordiske Stemme�, 7-12 November 2005, que poderá ser acedida através deste link: http://moodle.ghs.dk/course/view.php?id=2&lang=en_us

A comunicação será em inglês. Não há portanto razões para se assustarem, pois não vamos precisar de nenhuma batata quente para falar. Passem por lá que vai valer a pena! Um dos principais temas abordados, entre muitos outros, está relacionado com “ As comunidades de Prática� e conta com a participação de um dos co-autores desta teoria – Etienne Wenger – o guru !!! ( Se é que me permitem a ousadia!)

(Ainda tenho de pensar numas questões, minimamente inteligentes, para colocar ao Srº, pois será um dos principais autores a citar na minha dissertação.)

Quanto à inspiração parece que está a voltar e com ela uma dor de ouvidos. Alguém interessado?!!

sexta-feira, novembro 04, 2005

Ao contrário de muita gente que sente estes dias de chuva intensa como momentos de grande tranquilidade, eu já não estou a achar muita graça a estas chuvas de Inverno antecipado. Sei que é precisa e necessária, mas escusava de ser em quantidades industriais (!). Deixa-me preguiçosa, sem reacção para fazer o que quer que seja. Fico até deprimida. Mas não me posso dar ao luxo para tais depressões, por mais passageiras que possam ser. Preciso de inspiração para começar a escrever a sério, mas as ideias teimam em não surgir e a pena assim não flúi. Quero acreditar que é a chuva, este mau tempo que me impede de prosseguir. Preciso de alguém para dividir este sentimento de culpa. A chuva é a minha cúmplice. Está decidido!
Já alguém disse que o mais difícil é começar e tem razão… mas preciso iniciar este processo o mais depressa possível. Quero saber se sou capaz!
Vou começar…
Escrever aqui ajuda sempre…